Férias ESA: Hora da massinha de modelar!

Todos sabemos que cores e formas são muito atraentes para os pequenos, não é? Algo que parece tão simples pode ampliar muito seu aprendizado. O uso das cores é de grande influência no desenvolvimento das crianças e os estímulos provenientes delas são peça chave no desenvolvimento motor e cognitivo, raciocínio, visão, entre outras funções. Por isso, que tal aproveitar esse período de férias e aprender a fazer massinha de modelar bem colorida com seus pequenos? E o melhor: com ingredientes que todo mundo tem em casa!

Além de ganhar a atenção dos pequenos pela cor, a massinha de modelar é um ótimo recurso para fazer brincadeiras e passar uma tarde divertida em família. Para que ela possa ser usada sem preocupação, o ideal é que você mesmo prepare uma receita, que além de ser atóxica e totalmente segura, se torna uma diversão barata e garante um dia inteiro de diversão com os seus pequenos.

Então pegue papel e caneta para a notar a receita. Para fazer a sua massinha de modelar você vai precisar de:

– 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 xícara (chá) de sal
– 1½ xícara (chá) de água
– 1 colher (sopa) de óleo de soja, girassol ou outro comestível
– Corante comestível de cores variadas

Comece forrando um plástico no chão para evitar aquela sujeirada e chame as crianças para ajudar. Misture primeiro os ingredientes secos (a farinha e o sal), em seguida coloque a água e o óleo e misture bem com as mãos até virar a massinha. Por último, separe a massinha em parte menores e coloque os corantes das cores que preferir. E ah, caso você não tenha o corante alimentício, você pode usar tinta guache para colorir a massinha ou apenas brincar com ela na cor branca, que a brincadeira já será muito divertida.

Crianças menores de 2 anos tem o hábito de levar tudo na boca, não é? Mas não se preocupe, porque essa massinha é feita com ingredientes comestíveis e caso a criança coma não tem problema. Ela não é gostosa, é salgada, então seu filho ou filha não vai querer comer toda a massinha.

Agora é hora de conduzir a brincadeira. Modele a massinha junto com as crianças, criem formas, toquem, conversem, partilhem esse momento e esparramem livremente.

Viu como é fácil? Agora é só separar os ingredientes, chamar os pequenos e mãos na massinha!