Férias ESA: Descobertas na cozinha

Mais que uma tarefa doméstica, cozinhar é um ato de amor. Preparar com carinho e cuidado os alimentos, é zelar pela nossa saúde e a das pessoas que amamos. É misturar, criar e compartilhar sabores e aromas. Por isso, convidar seus filhos para a cozinha é super importante no seu desenvolvimento. Assim você desperta o gosto pela culinária, estimula uma alimentação mais saudável, ensina noções de química, responsabilidade, higiene, cuidado, autonomia e respeito ao próximo, e, de quebra, compartilha deliciosos momentos!

Uma boa dica para quem quer aproveitar esse período de férias para começar a cozinhar com as crianças é abusar da ludicidade. Que tal usar esse momento e incentivar, e ajudar, os pequenos a criarem um livro de receitas bem colorido, com desenhos e adesivos? Elas também podem ajudar a fazer a lista de ingredientes que vocês irão utilizar ou você pode começar uma gincana para ver quem acha tal ingrediente primeiro na dispensa. São muitas as opções de diversão na hora de cozinhar, mas durante a execução das receitas, é importante levar em consideração a idade da criança: se seu filho ainda for novinho, ele pode ajudar a mexer os ingredientes, se ele já for um pouco maior, pode colaborar ajudando a lavar os ingredientes, untar a forma ou, até mesmo, picar algum alimento (sempre com a ajuda e a supervisão de um adulto, é claro).

Outro ponto importante nessa caminhada é encontrar receitas fáceis para fazer com as crianças. Para você se inspirar, que tal fazer com as crianças um delicioso e fácil pãozinho caseiro de abóbora? Quentinho, macio, cheiroso… Chega a dar água na boca! Esta receita é simples de fazer e que, com certeza, vai deixar todo mundo com água na boca. Então, que tal deixar o lanche em família ainda mais gostoso e chamar os pequenos para ter um dia de padeiro? Então, preparem os aventais, arregacem as mangas e #partiucozinha!

Para preparar seu delicioso pãozinho de abóbora vocês irão precisar de:
– 500g de abóbora cozida
– 1 copo de farinha de trigo integral
– 1kg de farinha de trigo (800g para a massa e 200g para sovar a massa e untar as formas)
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 1/2 colher (sopa) de sal
– 2 colheres (sopa) de fermento biológico em pó (10g)
– 1½ copos de água morna
– Sementes de amaranto ou gergelim para polvilhar sobre a massa (opcional)

Como fazer:
– Descasque a abóbora e cozinhe por aproximadamente 15 minutos (até ela ficar bem molinha).
– Coe a água do cozimento da abóbora, adicione 1 copo e ½ de água morna e amasse até virar um purê.
– Chame os pequenos e, numa bacia, junte o purê de abóbora com as farinhas, a manteiga, o açúcar, o sal e o fermento biológico.
– Sove bem. Essa é a parte mais divertida para as crianças! O ponto para a massa ficar bem fofinha é quando quase não gruda mais na mão. Vá adicionando a farinha aos poucos até chegar a esse ponto.
– Deixe a massa descansar por aproximadamente 30 a 40 minutos.
– Passados esse período, modele os pães e deixe descansar por mais meia hora.
– Pincele a massa com um pouco de água usando os dedos e polvilhe as sementes por cima para deixar ele bem bonito.
– Leve ao forno pré-aquecido e asse em temperatura média por aproximadamente 1 hora ou até que ele esteja douradinho.

Viu como é simples? E se para completar essa aventura na cozinha, você chamar a família toda para um piquenique na sala? Basta levar os pães que acabaram de fazer com outras guloseimas, sucos, estender um tecido ou toalha no chão da sala e pronto, diversão garantida!